Curiosidade · Gabriela · Just Books

Escritora: Jane Austen

”Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas.”

Jane Austen

Um pouco da vida de Jane Austenjane

Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Steventon, Hampshire, Inglaterra, sendo a sétima filha do reverendo George Austen, o pároco anglicano local, e de sua esposa Cassandra (cujo nome de solteira era Leigh). O reverendo Austen era uma espécie de tutor, e suplementava os ganhos familiares dando aulas particulares a alunos que residiam em sua casa. A família era formada por oito irmãos, sendo Jane e sua irmã mais velha, Cassandra, as únicas mulheres. Cassandra e Jane eram confidentes, e hoje se conhece uma série de cartas de sua correspondência.É considerada a maior escritora de todos os tempos, de acordo com sua jornada de vida que arrasta milhões de fãs por todo o mundo e encanta a todos com sua literatura épica.

Entre 1782 e 1784, os Austen fizeram representações teatrais na reitoria de Steventon, que entre 1787-1788 foram mais elaboradas graças à colaboração de sua prima, Eliza de Feuillide, (a quem dedicou Love and Friendship). Nos anos posteriores a 1787, Jane Austen escreveu, para o divertimento de sua família, Juvenilia, que inclui diversas paródias da literatura da época. Entre 1795 e 1799 começou a redigir as primeiras versões dos romances que se publicariam sob os nomes Sense and Sensibility, Pride and Prejudice e Northanger Abbey (que antes se intitulavam Elinor and Marianne, First Impressions, e Susan, respectivamente). Provavelmente, também escreveu Lady Susan nesta época. Em 1797, seu pai quis publicar Orgulho e Preconceito, mas o editor recusou.

Em 1803, Jane Austen conseguiu vender seu romance Northanger Abbey (então intitulado Susan) por 10 libras esterlinas (R$ 52,00), apesar de o livro ter sido publicado somente 14 anos depois. É possível, também, que nessa ocasião tenha começado a escrever The Watsons, logo abandonando a ideia.

Em 1809 se mudaram para Chawton, perto de Alton e Winchester, onde seu irmão Edward podia abrigá-las em uma pequena casa dentro de uma de suas propriedades. Esta casa tinha a vantagem de ser em Hampshire, o mesmo condado de sua infância. Uma vez instaladas, Jane retomou suas atividades literárias revisando Sense and Sensibility, que foi aceita por um editor em 1810 ou 1811, apesar de a autora assumir os riscos da publicação. Foi publicado de forma anônima, em outubro, como pseudônimo: “By a Lady”. Segundo o diário de Fanny Knight, sobrinha de Austen, esta recebeu uma “carta da tia Cass pedindo que não fosse mencionado que a tia Jane era a autora de Sense and Sensibility“. Teve algumas críticas favoráveis, e se sabe que os lucros para Austen foram de 140 libras esterlinas (R$ 733,00).


Principais Obras

Orgulho e Preconceito
Título Original: Pride and Prejudice
Publicado em 1813, Orgulho e Preconceito é o romance mais popular de Jane Austen.

Enredo: Elisabeth Benett, a protagonista, é de uma família com cinco filhas, e sua mãe, tem fixação em lhes arranjar bons maridos. Quando Elizabeth conhece o Sr. Darcy, a quem julga arrogante e orgulhoso, ela tem certeza de que ele seria o último homem no mundo, com quem ela poderia ser convencida a se casar. Porém, o amor os leva a superar seus orgulho e preconceito.


Persuasão
Título Original: Pesuasion
Publicado em 1818, persuasão é o último romance completo escrito por Jane Austen
Enredo: Aos 19 anos Anne Elinor se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. Porém, Anne se deixa persuadir por sua família que desaprova o romance, a deixa-lo.

Um reencontro, oito anos depois, resgata sentimentos que jamais haviam se extinguido. Mas, será que os sentimentos dele ainda são os mesmos? Será que conseguirão reconciliar-se ou será tarde demais? Estas são as dúvidas e incertezas que passam a tormenta-la.


Razão e Sensibilidade
Título Original: Sense and Sensibility
Foi o 1º livro de Austen a ser publicado, em 1811, e foi escrito sob o pseudônimo “A Lady”.

Enredo: Após a morte do pai, as irmãs Elinor e Mariane (a racional e a sensível), são obrigadas a se acostumar com um estilo de vida mais simples. E, a medida que buscam a felicidade, aprendem uma com a outra a encontrar o equilíbrio entre a razão e a sensibilidade.


Mansfield Park
Título Original: Mansfield Park
Enredo: Aos 12 anos, Fanny Price teve que ir morar com a família de seu tio Sir Thomas Bertram devido a difícil condição financeira de seus pais. Embora fosse desprezada por maior parte da família, que faziam questão de lembra-la de sua inferioridade, passou a ser a protegida de seu primo Edmund. Contudo, esta gentileza, fez com que os sentimentos de Fanny para com Edmund, se tornassem mais profundos do que ele imaginava.

Emma
Título Original: Emma
Enredo: Emma Woodhouse, jovem, rica e bonita, considerava-se a pessoa mais apta para dar conselhos amorosos. Porém, ela própria, jamais havia se apaixonado, na verdade, tinha certeza de que permaneceria solteira pelo resto da vida. Contudo,  o amor de sua vida, estava mais perto do que imaginava.


Abadia de Northanger

Título Original: Northanger Abbey

Enredo: Ao passar alguns dias na casa de amigos da família, em Bath, Catherine Morland, conhece vários jovens da cidade, entre eles Henry Tillney. E é convidada pelo pai dele, o general Tillney, a visitar uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger. Animada com o clima de mistério, a moça aceita o convite prontamente e, durante sua estadia na casa, entra num conflito entre ficção e realidade.


Mais pra frente irei das mais detalhes sobre a vida e a obra de Jane Austen, espero que tenham gostado!
#wanderlust
Anúncios

Deixe aqui seu comentário, responderemos assim que possível !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s