Dica · Gabriela · World

Tipos de Intercâmbio

E ai, como estão? Hoje vim aqui mostrar algumas opções de intercambio que podem se encaixar no seu perfil. No meu caso o que se encaixou foi o Au Pair, da uma olhada se você se encaixa em algum aqui em baixo 😉


Intercâmbio Internshipintercambio_tempos_de_crise_viajar1

O Internship é um programa de intercâmbio e estágio de curta e média duração em empresas de todos os portes nas principais áreas de especialidade profissional com objetivo de obter experiência de uma viajem a outro país, com a conquista, desenvolvimento e aprimoramento profissional em sua área de atuação e estudos.
O programa de 4 a 12 meses dá acesso à estágios em empresas de diferentes portes nas principais áreas de especialidade profissional. Estes estágios podem ser remunerados ou não, sendo só definidos no momento da seletiva de local, área e empresa.
O programa acontece em todos os meses do ano, e suas high seasons variam de país para país. Em alguns casos você pode passar até 18 meses em oportunidades raras de trainees nos USA.
Público: Programa voltado para jovens profissionais e universitários entre 18 e 30 anos, com nível intermediário no idioma e disposição para novos aprendizados.
Benefícios:
Colocação em um emprego
Orientação e Suporte Interconnect
Reunião de orientação na chegada
Seguro saúde durante o programa

Intercâmbio Traineediario-de-viagem

O participante pode trabalhar na área em que estuda e que possui experiência, ou ainda em empresas dos mais variados setores. Ele vai praticar o idioma, fazer contato com empresas e profissionais de vários países, abrindo portas para oportunidades futuras em sua carreira.

Mas antes de viajar, é preciso conhecer todas as regras do programa escolhido, que geralmente tem duração de 8 meses a 1 ano. Condições de acomodação e quantidade de horas de trabalho por dia também devem ser verificadas. Nesse tipo de intercâmbio, a acomodação não está inclusa no pacote, sendo o participante o responsável por encontrar um lugar para morar. A agência pode orientá-lo e dar dicas sobre locais mais próximos do trabalho, melhor localização etc.

Por depender do processo de aprovação da empresa que oferece a experiência profissional, o processo de efetivação desse tipo de trainee costuma ser longo. O período vai depender da existência de vagas disponíveis para a área de interesse, da aprovação e colocação do candidato. Na taxa cobrada pelas agências está incluso somente a inscrição e o programa de intercâmbio em si, tendo o interessado que pagar, à parte, a passagem aérea e a moradia. Saiba mais sobre como ser trainee no exterior:

Requisitos

– 18 a 26 anos

– Nível avançado de inglês

– Ser estudante universitário, recém-formado ou ter experiência (mínima de 2 anos) na área que deseja atuar no exterior

– Passaporte válido e visto de permanência

Intercâmbio Volunteer Programviajar-viagem-globo-tumblr-continentes

O foco do programa de intercâmbio Volunteer vai muito além da experiência de viajar internacionalmente: o seu mote passa para o ato de aprender ajudando e crescer contribuindo através do voluntariado.
O programa de voluntariado Volunteer leva o aluno para enteder, aprender e ajudar outros países com dificuldades em projetos ambientais de preservação e educacionais à crianças carentes.
A bagagem de retorno deste intercambista é incomparável. O aprendizado é imensurável aliado a uma viagem ao exterior.
Neste programa trabalhamos com duas áreas:
Wildlife Conservation: Projetos de preservação ambiental com a possibilidade de incluir iniciativas com tartarugas, leões, macacos, elefantes e outros animais.
Teaching for the kids: Os projetos envolvem crianças carentes que muitas vezes precisam de companhia, alimentação e recreação. Nesta área ainda há espaço para professores de esportes dedicarem seu tempo e “treinarem” jovens carentes.
Os programas acontecem o ano todo e têm duração de duas semanas a 6 meses.
Público: Não há pré-requisitos senão a vontade de obter uma experiência nova e aprender com as diferenças ajudando ao próximo.
Benefícios:
Orientação e Suporte Interconnect
Suporte local 24h
Acomodação com refeições durante o período do programa (a quantidade de refeições inclusa pode variar de programa para programa)
Participação no programa
Treinamento e orientação in loco

Intercâmbio em Casa de Família

O intercambista ficar com uma família cadastrada no programa, sem a necessidade de estudar ou trabalhar, e irá arcar com todas suas despesas, pagando à família por mês. Poderá, contudo, aprender o idioma e os costumes com a família.tumblr_static_442nb74ho1k4owggcgg8cc0gg_2048_v2

Intercâmbio Au Pair

A Au Pair vai ajudar as famílias no cuidado dos filhos e em tarefas domésticas menores. Assim, o intercambista recebe alimentação e hospedagem gratuitas. Além disso, pode ser determinado que a família também pague um adicional por seus trabalhos.

O intercambista participa de uma experiência única de obter importante conhecimento sobre a cultura e o idioma estrangeiro, e pode partilhar com a família um pouco mais de sua própria cultura. Muitas famílias apreciam esta experiência, pois seus filhos têm contato com outro idioma e outra cultura sem sair de casa.adventure-africa-car-europe-favim-com-2845429

Geralmente, o programa de Au Pair dura 12 meses, mas há a possibilidade de prolongar o programa por até 24 meses. Após o programa, muitas famílias contratam o estudante como babá oficial, possibilitando ao intercambista um visto de trabalho. Há também a possibilidade de ser Au Pair de idosos, mas é sempre indicado, nos dois casos, que a pessoa tenha disposição e alguns conhecimentos de cuidados básicos com crianças e idosos.

Intercâmbio High Schoolbeach-dark-dream-grunge-favim-com-2476253

O intercâmbio de High School no Exterior funciona bem como você está imaginando: estudantes brasileiros entre 14 e 19 anos vão para países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Bélgica, Japão ou qualquer outro país para estudar durante um semestre ou dois.  Eles aprendem matemática, geografia, literatura, todas as matérias que temos no Ensino Médio, só que no idioma local. A grande diferença para os cursos de idioma é justamente essa. Afinal, durante o período do intercâmbio, o estudante fica completamente imerso no aprendizado da língua e convive como um local.

Justamente por isso, essa modalidade é interessante até para quem não tem nenhum conhecimento prévio do idioma do país. Todos os anos, muitos adolescentes brasileiros voltam fluentes em francês, alemão, italiano ou outros idiomas depois de uma temporada em uma escola no Exterior. Quando o jovem sabe aproveitar a oportunidade, fazer uma parte do Ensino Médio fora do Brasil é a forma mais rápida de se aprender uma língua, e não importa se o nível de conhecimento prévio era nenhum ou muito.

Hospedagem: Nesta modalidade, normalmente os estudantes ficam em casa de famílias voluntarias previamente selecionadas pela organização responsável pelo intercâmbio. Por conta disso, meses antes do embarque, o futuro intercambista preenche diversos documentos onde conta sobre si, sua família, seus hábitos e outras informações para mandar para as futuras famílias hospedeiras. Algumas semanas antes do embarque, os estudantes recebem as informações e os contatos da família hospedeira no Exterior. A partir daí, é possível fazer contato, ir conhecendo mais do ambiente que vai recebê-lo e, assim, diminuir a ansiedade. O apoio da família aqui e lá vai ser fundamental para que o estudante tenha uma boa experiência. Então, é importante estar aberto para conversar, participar e sempre fazer perguntas para não deixar nenhum mal entendido entrar no meio do relacionamento com a família hospedeira.

Quem pode ir: Jovens brasileiros de 14 a 19 anos que estejam cursando o Ensino Médio.  Em alguns programas, jovens recém saídos do 3° ano também podem ir. Normalmente, os interessados passam por testes de conhecimento de inglês e entrevistas.

Intercâmbio Curso de Idiomas

large

 Trata-se de um programa com duração de 2 semanas (mínimo) e o tempo máximo varia conforme a necessidade do aluno, que geralmente leva de 1 a 6 meses. Não é necessário ter fluência. O estudante pode se hospedar na instituição (quando houver hospedagem), na casa de uma família ou alugar uma local. Neste tipo, o aluno apenas estuda e não trabalha do exterior.

Intercâmbio Work and Studytumblr_mn1sryje2w1s7c1d5o1_500

 Trata-se de um visto especial de permanência, com possibilidade de o estudante também atuar em um trabalho remunerado. O programa é em período integral, com parte de estudos e parte de trabalho. Há agências especializadas em encontrar oportunidades de emprego para os estudantes, mas não há qualquer comprovação de que o empregador escolha o intercambista.

Intercâmbio Work and Traveltumblr_lbwxiafwg81qzrvo0o1_500_large.jpg

 Trata-se de um programa para universitários. Durante as férias de verão do país de destino, o aluno pode viajar para o exterior e participar de atividades remuneradas.


Espero que tenham se identificado.

🙂 ❤

#wanderlust

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, responderemos assim que possível !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s